Visitando Estocolmo

A Cidade das Águas – assim é apelidada a capital da Suécia, construída sobre ilhas e penínsulas do Mar Báltico.

Repleta de parques e jardins, a moderna metrópole conserva preservado seu centro histórico, Gamla Stan, com ruelas medievais que abrigam antiquários e construções burguesas do século 17.

Dominada por canais, Estocolmo é toda interligada por diversas pontes, onde se pode passear a pé e apreciar a beleza de sua imponente arquitetura, marcada pela mistura dos estilos medieval, renascentista e moderno. Na cidade, até as estações de metrôs são verdadeiras galerias que abrigam grandes exposições de artes.

Gamla Stan in Stockholm, Sweden

Aerial view of Gamla Stan (old town) in Stockholm, Sweden

Kungliga Operan (Ópera Real)

O belo e suntuoso teatro da Ópera Real é palco de diversos espetáculos ricamente produzidos.

A construção original, de 1782, foi demolida um século depois de pronta para dar lugar ao prédio atual, projetado pelo arquiteto sueco Axel Johan Anderberg.

É possível fazer visitas guiadas pela Ópera, percorrendo os bastidores, o camarote real, o espaço da orquestra e outros.

2.PasseiosKungliga-Operan.jpg

Stadshuset (Prefeitura)

A prefeitura de Estocolmo é um de seus mais icônicos edifícios, um exímio exemplo da arquitetura sueca do início do século 20.

Em seu interior, diversas obras de arte podem ser admiradas. Também, é nas dependências da Prefeitura que anualmente acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel.

2.PasseiosStadshuset

Drottningholm Palace (Palácio da Pequena Ilha da Rainha)

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, este palácio cumpre o papel de residência particular da família real, portanto, apenas parte de suas dependências é aberta à visitação.

O mais bem preservado castelo construído no século 17 na Suécia, abriga um famoso teatro e magníficos jardins.

2.PasseiosDrottningholm-Palace

Kungstradgarden (Jardim do Rei)

O mais antigo parque de Estocolmo é o ponto de encontro dos suecos.

Palco de festivais e performances artísticas durante o verão e de um popular rinque de patinação no gelo durante o inverno.

2.PasseiosKungstradgarden.jpg

Moderna Museet (Museu de Arte Moderna)

O Museu de Arte Moderna de Estocolmo foi despretensiosamente projetado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo, e inaugurado em 1998.

O acervo compreende obras desde o século 20 até hoje, de renomados artistas como Picasso, Munch, Warhol, Giorgio de Chirico, Pallock e outros, além de excelentes exibições temporárias.

2.PasseiosModerna-Museet

Nationalmuseum (Museu Nacional)

O acervo do Museu Nacional da Suécia, composto por centenas de milhares de obras, conta com vasta coleção de pinturas, esculturas e gravuras de mestres das artes, como Rembrandt, Renoir, Rubens, Picasso Goya e Cézanne.

Há também exibições de arte francesa do século 18, design moderno, porcelanas e artes aplicadas.

2.PasseiosNationalmuseum.jpg

Operakällaren

O sofisticado restaurante da Ópera de Estocolmo serve alta gastronomia francesa, com toques escandinavos, em um ambiente extremamente requintado, decorado com afrescos dos séculos 19 e 20.

3.RestauranteOperakällaren.jpg

Taverna Brillo

A rica gastronomia italiana se espalhou pelo mundo e não deixou a Suécia de lado. Um exemplo disso é justamente a Taverna Brillo, que tem fortes influências das receitas do país das massas. Charmosa, a casa conta com cozinha aberta, onde os clientes podem assistir aos pratos sendo preparados.

3.RestauranteTavernaBrillo3.RestauranteTavernaBrilloWIKIPEDIA

Nobis Hotel

Localizado no centro de Estocolmo, o Nobis Hotel está na região de Norrmalmstrong Square, próximo aos principais pontos de compras e restaurantes da cidade.

4.HotelNobis4.HotelNobis2

Grand Hotel Stockholm

Transformado em hotel em 1874, o Grand Hotel Estocolmo está situado em frente ao Palácio Real e à cidade velha de Gamla Stan.

4.HotelGrandHotelStockholm4.HotelGrandHotelStockholm2

Dica:

Quando visito uma cidade, principalmente pela primeira vez, não abro mão de comprar o passe turístico, que no caso de Estocolmo, é o Stockholm Card. Ele custa mais ou menos €59, e dá acesso gratuito a 80 museus e atrações, transporte e passeios de barco, além de numerosas ofertas especiais. Os cartões estão disponíveis para 1,2,3 e 5 dias.

Anúncios

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s